As melhores feiras e mercados gourmet de Paris - Arroz de Festa Buffet
Dica - 21/09/2012

As melhores feiras e mercados gourmet de Paris

Nova coluna da nossa amiga e chef Lucia Sequerra no site Basílico. A Lucia é apaixonada por Paris e pelas descobertas que encantam o paladar. Ainda de quebra uma receita de salada verde com Magret de Pato defumado. Aproveitem, vale a pena.

Lucia Sequerra

Hoje minha coluna vai tratar de comidinhas e mercados parisienses. Para minha felicidade, tenho bons e queridos amigos que me hospedam em troca de meus dotes na cozinha. Mal sabem eles o favor que me fazem e o quão infeliz eu seria se não pudesse cozinhar em Paris.

Mercados Gourmet Paris

A primeira coisa que faço em Paris? Olhar pela janela e dizer “cá estou eu de novo”. Certamente a segunda é pegar a Ecobag e correr para o Monoprix, que agora tem uma versão condensada, o Monop, com bons preços, excelentes produtos de marca própria, e um ótima seleção de vinhos. E dá-lhe jantarzinho caprichado!

As feiras são um capitulo à parte. Eu sempre achei que feiras como as que temos aqui não existiam em lugar nenhum do mundo, mas, pasmem, existem e são tão boas quanto. Algumas são mesmo completíssimas, daquelas em que você pode comprar até toalhas de mesa, meias, roupa de baixo. Nelas, as barracas de cogumelos têm uma variedade de enlouquecer e o bom humor dos feirantes, que deve ser uma coisa internacional, impera.

O bacana é poder comprar as comidinhas da semana e depois passar na barraca de vinhos. Isso mesmo: tem barraca de vinhos na feira, onde você explica o que pretende cozinhar e sai com algumas garrafinhas para a semana. E, como a felicidade tem que ser completa, se quiser também pode comprar comida pronta e sobremesas deliciosas.

Minha feira predileta fica no quinzieme Boulevard Grenelle. No mesmo bairro, na Rue Saint Charles, há uma não tão completa, mas igualmente maravilhosa. Às sexta-feira, crepes incríveis e também morilles fresquinhos podem ser comprados ali.

Para comidinhas especiais e presentes gourmets, dois lugares pedem que você gaste quase tanto tempo quanto o Louvre (e me deixam igualmente de boca aberta): a Galeries Lafayettes Gourmet e La Grand Epicerie de Paris. As duas funcionam como supermercados gourmets e, se voce gosta de vinhos, certamente vai se divertir na Bordeauxtheque com vinhos que vão de 3 euros a valores impensáveis.

Também imperdiveis são as lojinhas da região da rue Montmartre, que vendem equipamentos para cozinhas profissionais e onde é possível adquirir o quilo de flor de sal por 11 euros. Se estiver na região, não deixe também de ir na G Detou, na rue Tiquetone, onde você encontra o melhor granulado do mundo, mostarda com violetas, pimenta de espelette, pastilhas de chocolate, violetas e rosas cristalizadas.

Programa hype para o sábado de manhã, o Le Marche des Enfants Rouges tem várias barraquinhas étnicas com produtos para levar para casa ou comer ali mesmo com preços ótimos. Em dias frios, as barracas têm anexos fechados e com aquecedores e mesas coletivas.

Para especiarias diferentes, o Marais  e a rue de Mouffetard são lugares encantadores – uma vez no Marais não deixe de comer um falafel na rua e não se espante se encontrar Lenny Kravitz na fila tomando uma limonada.

Eu fui escrevendo e descobri que deixei muitos lugares especiais de fora, como se citasse o nome de amigos queridos e não quisesse esquecer nenhum. Sendo assim, aguardem meus post numero dois com o mesmo tema.

Já aqui em São Paulo, dá para repetir a experiência na zona cerealista, no Mercadão, na feira que fica na frente, no Santa Luzia e nas feiras da rua Barão de Capanema ou do Pacaembu. Ou, claro, naquela feira que tem um pastel incrível pertinho da sua casa e, por fim, nas nossas cada vez melhores padarias

E para entrar no clima, pegue o seu carrinho de feira, sua ecobag e faça as compras para a receita abaixo:

Salada verde com Magret de Pato defumado

Ingredientes:

  • Folhas de salada de vários tipos
  • 1 queijo tipo boursin ( 150g)
  • 150g de roquefort
  • Croutons de baguete ou comprados prontos
  • 150g de magret de pato defumado e fatiado
  • 1 caixa de figos frescos descascados e cortados em quatro
  • Disponha tudo harmoniosamente em um prato ( os croutons apenas na hora em que o prato for a mesa

Molho da salada:

  • 1 medida de aceto balsamico
  • 3 medidas de azeite extra virgem
  • 1 colher de sopa de vinagre de framboesa
  • 1 colher de chá de mostarda de Dijon
  • 1 colher de chá de mel
  • Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo:

Misture muito bem todos os ingredientes e sirva numa molheira ao lado da salada

Ceia de Natal
Menu